Para saber mais

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Inteligência artificial

Tem havido um frisson no ar por causa da chamada inteligência artificial. Mas não se enganem, porque ela não tem nada da nossa inteligência.
O Professor Miguel Nicolelis, no seu livro O verdadeiro criador de tudo demonstra que o mundo que vemos e interagimos é fruto do nosso cérebro. Mas ao contrário do nosso cérebro, que é analógico, segundo o mesmo Nicolelis, a Inteligência Artificial é digital o que limita em muito seu processo já que ela depende da programação feita por um programador, ou melhor, pelo cérebro dele.
Para aqueles que não entendem de programação a Inteligência Artificial atual parece mágica, mas ela é o coletivo de imagens e reações nossas que estão sendo armazenadas em grandes computadores desde o século passado quando câmeras de vigilância e trânsito passaram a armazenar nossas ações cotidianas que continuou através de computadores pessoais e celulares.
E é baseada nesse enorme número de dados que os denominados “devs” criam programas que são chamados de Inteligência Artificial. 
Ela é artificial porque foi criada por nós, mas do mesmo jeito que nós apresentamos comportamentos erráticos essa chamada inteligência também apresenta os mesmos erros de programação e por isso não deve ser total confiável.

Nenhum comentário: